Está uma verdadeira febre entre os ciclistas amadores brasileiros os quadros erroneamente chamados de OEM. E que na verdade são falsificações.

O que é OEM?
OEM é uma sigla que significa “Original Equipment Manufacturer”, que são produtos vendidos legalmente por marcas fabricantes de produtos para empresas montadoras de outros produtos.

Por exemplo, a Shimano vende para a Specialized 25 grupos Shimano XTR em forma de OEM para a Specialized montar sua bikes. Como a venda é feita em lote, o preço é bem mais barato do que o de varejo.

Essa é uma famosa "Chinarello"
Essas bikes não possuem controle de qualidade nem garantia.

Essas vendas acontecem sempre entre empresas e nunca diretamente para os consumidores finais. A utilização da sigla OEM no caso dos quadros de bicicleta é utilizado somente para enganar os consumidores, dando a ideia de que esses quadros são feitos pela marca original e tem a mesma qualidade. Mas não são.

As grandes empresas de bike, em especial a Specialized e a Pinarello, que geralmente tem seus quadros falsificados, não vendem quadros em sistema de OEM.

Então o que são esse quadros OEM?

São quadros falsificados! Empresas de origem asiática copiam o desenho dos quadros das grandes marcas e os vendem por um preço irrisório. A justificativa do preço mais barato é feita através da sigla OEM, que como já falei, é utilizada de forma errada e com o objetivo de enganar.
Daí vem o grande perigo. Os quadros OEM são cópias visualmente semelhantes aos originais, porém não passam por nenhum tipo de controle de qualidade, testes de resistência, desempenho… nada!
Por isso custam tão barato. Qualidade custa caro! Realizar testes, alugar túneis de vento, quebrar uma série de quadros para testar sua resistência, etc… Isso tudo custa muito e acaba encarecendo o produto final.

Como esses quadro falsificados não tem nenhum desses processos, eles não custam praticamente nada. O gasto é somente com matéria prima, algumas máquinas e mão de obra praticamente escrava.

A compra desse tipo de produto, além de incentivar uma indústria criminosa, coloca em sério risco a sua segurança, uma vez que essas bikes tem procedência totalmente obscura. Alguns quadros vem sem pintura e outros vem com as cores da alguma marca, como exemplo da imagem acima!

Meu conselho é: NÃO COMPRE!