terça-feira, 6 de maio de 2014

Volta Brasil de Ciclismo

Aconteceu no último final de semana no Estado do Rio de Janeiro a Volta Brasil de Ciclismo, que contou com a presença de mais de 150 ciclistas divididos nas categorias Júnior, Sub 30, Feminino, Master A/ B/ C e Veterano. A prova foi disputada em quatro etapas sendo CRI, Montanha, Estrada e Circuito.
 
As provas tiveram um alto índice técnico, as provas da categoria Master A2 onde correu a maioria dos integrantes da equipe Star Cycle teve médias superiores a 40 km/h, a prova de Estrada mesmo a média horária da prova foi de 42,7 km/h, quando os ciclistas completaram os 54 km de prova em 1 hora e 11 minutos.
 
A primeira prova foi de CRI e o ciclista da Star Cycle Roberto Vitorio terminou na terceira colocação, perdendo o segundo lugar por 40 centésimos de segundo. Os outros atletas da equipe Alexandre Cardoso e Fernando Gomes Barboza foram os outros melhores colocados, terminando a primeira etapa nas 8º e 10º colocação.
 
No segundo dia de prova foi a fez da etapa de montanha, com 58 km de uma estrada muito dura, o que exigiu o máximo dos atletas, os últimos 6 km da prova foi realizado numa subida com quase 10% de inclinação média. A prova foi logo definida no início da subida com cinco atletas terminando praticamente juntos. O melhor colocado da prova foi o capixaba Fernando Gomes Barboza, que terminou na quinta colocação assumindo a mesma colocação na classificação geral da Volta.
 
Com a metade da competição em andamento os atletas tiveram que encarar a prova mais rápida de todas, uma prova de estrada que teve a média de quase 43 km/h. O trabalho a equipe Star Cycle tinha como principal objetivo tentar melhorar a colocação geral do Fernando, mais todo o trabalho foi comprometido, pois com 5 km de prova o ciclista Alexandre Cardoso teve um pneu furado e com isso a equipe ficou durante meia prova esperando ver se Alexandre conseguia recuperar e voltar para o pelotão. Na metade final da prova começou uma sequencia de tentativas de fuga, porém todas elas eram neutralizadas pelo então líder da Volta o ciclista catarinense Sergio Reis. Na chegada a equipe veio trazendo Fernando para tentar buscar a bonificação da chegada, no sprint final Fernando terminou a etapa em 5º lugar e Marcelo de Oliveira em 7º lugar, num sprint de quase 70 km/h.
 
Quando iniciou a última etapa estava tudo em aberto, a diferença de tempo dos 7 primeiros colocados estava muito próxima e tudo podia acontecer. A equipe Star Cycle se preparou para defender a 5º colocação geral da Volta. Porém no decorrer da prova, além de conseguir mantermos a 5º colocação com Fernando Gomes Barboza, o ciclista Alexandre Cardoso conseguiu sair numa fuga com mais dois atletas, vencendo a etapa final.
 
Na categoria Master B1 o ciclista Almerio Marra venceu a primeira etapa e abriu uma grande diferença. Na etapa de montanha Almerio conseguiu não perder muito tempo e se manteve entre os cinco primeiros colocados.
 
A decisão na categoria B1 foi disputadíssima, a diferença do terceiro colocado para o sétimo eram menos de 15 segundos e a última etapa seria decisiva para completar o pódio geral da Volta. O ciclista Almerio largou na ultima etapa na quinta colocação geral, porém se ele vencesse a chegada do pelotão terminaria em terceiro geral. Na chegada Almerio partiu para chegada muito cedo e acabou sendo ultrapassado nos metros finais.
 
O índice técnico dos atletas surpreendeu a todos, a organização da prova foi algo espetacular, mostrando todo o profissionalismo e competência da equipe da FECIERJ. 
 


Classificação 1 Etapa Volta - Categoria A2
1- Julio Franco (Ciclo Race)
2- Leonardo Aranha (Rio de Janeiro)
3- Roberto Vitorio (Star Cycle)
 

 
Classificação 1 Etapa Volta - Categoria B1
1- Almerio Marra (Star Cycle)
 
 
Classificação 4 Etapa Volta - Categoria A2
1- Alexandre Cardoso (Star Cycle)
2- Denis Garces (Academia Estação)
3- Julio Franco (Ciclo Race)
 

Classificação Geral da Volta Brasil de Ciclismo - Categoria A2
1- Julio Franco (Ciclo Race)
2- Denis Garces (Academia Estação)
3- Sérgio Reis (ACL Dimensional)
4- Marcio Soares (Santa Barbora)
5- Fernando Gomes (Star Cycle)
 
 
 
 

Nenhum comentário: