segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Alberio é campeão do Tour do Rio



O italiano Tomas Alberio (Trevigiani) foi o grande campeão do Tour do Rio 2010. O jovem de 20 anos levou para a Itália R$35 mil reais de premiação pela vitória final, que somadas com os prêmios pelas vitórias nas duas primeiras etapas, um terceiro e um quarto lugar lhe valeram mais de 50 mil em prêmios. Uma bonificação histórica no ciclismo brasileiro.

Alberio estava na fuga que vingou na primeira etapa, com chegada em Angra dos Reis. Ele foi o mais forte no sprint entre 4 atletas e assumiu a liderança para não perder mais. No dia seguinte, venceu novamente o sprint em Três Rios, batendo os demais especialistas da modalidade e ampliou a liderança.

Na etapa de montanha, no terceiro dia, Alberio e sua equipe defenderam bravamente a camisa amarela, mantendo o italiano sempre com os principais adversários.

A quarta etapa foi a mais dramática na vitória de Alberio e também a mais bonita. Uma queda envolvendo os principais líderes, que andavam escapados do pelotão em busca de uma fuga, quase o tirou da prova. Animado pelos companheiros, porém, o italianinho voltou à disputa e foi reintroduzido ao pelotão com um trabalho brilhante dos seus gregários.

Brilhante também foi a postura do pelotão. Que decidiu não se aproveitar da situação para armar um ataque. O gesto rendeu elogios de todos os estrangeiros que estavam na disputa.

No último dia de prova, os italianos controlaram a prova com mais facilidade, permitindo fugas que tinham menos impacto na classificação geral e mantendo a liderança da camisa amarela.

Alberio também conquistou a camisa verde, por pontos, e ainda ajudou a Trevigiani a conquistar o classicação por equipes.

Depois de tanto sucesso no país, os italianos já negociam a participação na Volta de São Paulo, no final do ano.

Nenhum comentário: