quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Campeonato Brasileiro Máster e Sub30 - 2015

Gostaria de retratar o que pude ver na última edição do Campeonato Brasileiro Master e Sub 30 que aconteceu no último final de semana em Juiz de Fora/MG.

O evento reuniu ciclistas de todo o Brasil e o nível físico e técnico dos atletas mostram que apesar de sua grande maioria não serem ciclistas profissionais, todos levam o esporte muito a sério. Porém o que todos pudemos ver é que a Federação Mineira e a CBC não correspondeu a mesma altura dos atletas e equipes.

A prova de Contra Relógio Individual foi realizada em um circuito de 3,3 km (1600 metros de cada lado), cada categoria tinha um número determinado de voltas a cumprir, no circuito havia buracos, curvas acentuadas, trânsito de animais e pedestre, sem contar que o terreno tinha grande quantidade de sujeira e três quebra-molas. Por conta disso dois atletas de alta performance acabaram se acidentado (um por causa do quebra-mola e outro por causa da sujeira na pista).

Outro grave problema foi o tempo para definição do percurso, a poucos meses do Campeonato Brasileiro o local da prova ainda não havia sido definido o local da prova.

Agora para minha surpresa no dia do Congresso Técnico (um dia antes da prova de CRI) ainda não havia a ordem de largada dos competidores. Muitos só ficaram sabendo o seu horário só no dia da prova. Um total absurdo e desrespeito com vários atletas que vieram de longe.

Outro absurdo foi a prova de resistência, quando a Federação Mineira e a CBC haviam já tomado a decisão de largar juntas as várias categorias. Houve uma forte reação contrária de todos os atletas, inclusive minha, pois tal decisão colocaria em risco a disputa entre as categorias podendo influenciar no seu resultado e principalmente a segurança dos atletas, uma vez que a estrada era estreita e sem acostamento, o que colocaria em risco a segurança dos atletas.

Depois de muita discussão a ate ameaças de muitos não largarem, o representante da Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC falou que a ordem que veio de cima e que era para as categorias largarem juntas, o Congresso Técnico não tem poder para mudar isso.

Então para que Congresso Técnico? O intuito dos atletas eram apenas buscar que a disputa fosse justa e principalmente que a nossa segurança estivesse em primeiro lugar. Depois de muita discussão e desgaste com o integrante da CBC foi decidido separar as categorias, mais porque não sevpensou nisso antes? Porque não se buscou um lugar melhor e um circuito mais seguro para todos os ciclistas?

Se uma Federação não coloca a segurança dos atletas em primeiro lugar não merece ter o direito de se realizar uma prova tão importante como um Brasileiro e se uma cidade não consegue um local melhor para se fazer uma corrida, não deveria sediar uma prova como essa.

Peço para que a CBC tome as medidas legais e as devidas providências, para que situações como essa não se repitam.

E para encerrar acho que nem merece comentários o pódio que eles fizeram para premiar os nossos campeões. Confesso que nunca vi nada tão AMADOR como o que aconteceu em Juiz de Fora/MG.

Em resumo foi a organização desse evento foi LAMENTÁVEL.

Gostaria apenas de deixar registrado também a atenção com que o Wolney Morais me recebeu; entendendo as minhas reclamações e buscando a solução para a prova de resistência.

Atleta e Presidente do Clube de Ciclismo Star Cycle 

Nenhum comentário: