terça-feira, 6 de julho de 2010

Surpresa na 3 Etapa do Tour



Thor Hushovd (Cervelo) superou Gerald Thomas (Sky) e Cadel Evans (BMC) no sprint final e venceu a terceira etapa do Tour de France, disputada entre Wanze e Arenberg. Fabian Cancellara (Saxo Bank) chegou no mesmo grupo de Hushovd, e recuperou a camisa amarela.

Os ciclistas da Saxo Bank foram os grandes beneficiados do dia; Andy Schleck esteve presente no bloco de seis ciclistas que escaparam das quedas e foram até o fim da etapa, acompanhado por Cancellara. Schleck colocou 1 minuto sobre Alberto Contador (Astana) e Bradley Wiggins (Sky) e 2min08s à frente de Lance Armstrong (RadioShack).

Sylvain Chavanel (QuickStep), até então líder, sofreu diversos problemas mecânicos e acabou perdendo a liderança para Fabian Cancellara. A grande baixa da etapa foi a saída de Frank Schleck do Tour, após sofrer uma dura queda.

A etapa foi marcada por uma fuga com sete atletas: Steve Cummings (Team Sky), Ryder Hesjedal (Garmin-Transitions), Pavel Brutt (Katusha), Pierre Rolland (BBOX Bouygues Telecom), Roger Kluge (Milram), Stéphane Auge (Cofidis) e Imanol Erviti (Caisse d'Epargne)

A Saxo Bank trabalhou forte, principalmente com Jens Voigt e Stuart O'Grady na cabeça do pelotão e reduziu a distância para os escapados. Com 30 km para o final da etapa, a Cérvelo passou a trabalhar ao lado da equipe de Andy Schleck e Fabian Cancellara.

Ryder Hesjedal, enquanto isso, lançou um ataque e seguiu sozinho na fuga. O ciclista da Garmin parece disposto a repetir o feito de Chavanel na 2ª etapa.

Novamente quedas aconteceram durante o percurso; numa delas Contador, Armstrong e Basso perderam contato com Andy, que encontrava a oportunidade ideal para entrar na briga e reduzir a diferença imposta pelos adversários no contrarrelógio de abertura. O espanhol iniciou uma prova de recuperação, enquanto Lance sofria com o pneu furado de sua bicicleta.

No grupo da frente, Cancellara trabalhava ao lado de Andy Schleck, Thor Hushovd, Geraint Thomas e Cadel Evans para alcançar Hesjedal. Enquanto isso, Alberto Contador, Alexander Vinokourov e Nicolas Roche recuperavam o tempo perdido após a confusão no pelotão, que provocou a retirada de Frank Schleck.

Restando 5 km para a meta, Hesjedal acabou neutralizado. Lance Armstrong, após trocar de pneu, era auxiliado por Popovich e conseguia reduzir a diferença – não suficiente para alcançar o grupo de Contador.

Sprinter nato, Hushovd aproveitou a oportunidade e conquistou sua primeira vitória no Tour 2010; com Thomas e Evans completando o pódio. Vinokourov mostrou sua velha forma e superou Alberto Contador, que teve dificuldade para acompanhar o cazaque nos metros finais. Armstrong terminou a 2min08s do norueguês.



1.CANCELLARA F.SAX14h 54' 00"
2.THOMAS G.SKY00' 23"
3.EVANS C.BMC00' 39"
4.HESJEDAL R.GRM00' 46"
5.CHAVANEL S.QST01' 01"
6.SCHLECK A.SAX01' 09"
7.HUSHOVD T.CTT01' 19"
8.VINOKOUROV A.AST01' 31"
9.CONTADOR A.AST01' 40"
10.VAN DEN BROECK J.OLO01' 42"

Nenhum comentário: