quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Escalador surpreende no Sprint





Bauke Mollema (Belkin) entrou nesta Vuelta a España cotado a figurar no top-10. No entanto, o holandês, que recentemente foi 6º no Tour de France, não cumpriu às expectativas e logo nas primeiras montanhas cedeu tempo aos favoritos da classificação geral. Mas nesta quarta-feira (11) veio a redenção com a vitória na 17ª etapa. E ela veio de maneira surpreendente. Em um ataque no último quilômetro, o escalador surpreendeu os poucos sprinters que restavam no pelotão cruzando na primeira posição.

Foi a primeira vitória em Grandes Voltas do ciclista de 26 anos que ocupa a 51ª posição na classificação geral, 1h27min atrás de Nibali. Edvald Boasson Hagen (Sky) e Maximiliano Richeze (Lampre-Merida) completaram o grupo dos três melhores.

Entre os ciclistas que lutam pela classificação geral, Domenico Pozzovivo (Ag2r) e Thibaut Pinot (FDJ) foram os prejudicados do dia. Os dois perderam contato com o pelotão quando ciclistas da Saxo-Tinkoff e da Belkin aceleraram aproveitando-se de um trecho com forte vento lateral.

Após o segundo dia de descanso, os ciclistas retornaram à Vuelta em um percurso de 189 km entre Calahorra e Burgos. Eram apenas duas montanhas categorizadas (ambas de 3ª categoria) e um longo trecho plano antes da chegada.

Dois ciclistas protagonizaram a fuga do dia: Adam Hansen (Lotto-Belisol) e Francisco Aramendia (Caja Rural). Juntos lideraram até restarem 21 km para a meta final.

O final, apesar de plano, contava com uma pequena subida nos últimos 10 km, já na cidade de Burgos. Neste momento, Diego Ulissi (Lampre-Merida) tentou um ataque sem sucesso.

O pelotão chegou aos últimos quilômetros com muita indefinição por parte das equipes dos sprinters. Aproveitando-se disso, Bauke Mollema partiu para o ataque no último quilômetro. Os ciclistas responderam tarde, insuficiente para alcançar Mollema.

Vincenzo Nibali, Chris Horner, Alejandro Valverde e Purito Rodríguez cruzaram no pelotão e mantiveram suas diferanças. Já Pozzovivo e Pinot cruzaram 1min31 após Mollema. Com isso Nicolas Roche subiu uma posição na geral e agora é o quinto colocado.

Resultado 17ª etapa

1. Bauke Mollema (Belkin Pro Cycling)
2. Edvald Boasson Hagen (Sky Procycling
3. Maximiliano Richeze (Lampre-Merida)
4. Tyler Farrar (Garmin-Sharp)
5. Fabian Cancellara (RadioShack-Leopard)


Classificação geral após 17 etapas

1. Vincenzo Nibali (Pro Team Astana)
2. Chris Horner (RadioShack-Leopard) - 28s
3. Alejandro Valverde (Movistar Team) - 1’14”
4. Joaquim Rodríguez (Katusha Team) - 2’29”
5. Nicolas Roche (Team Saxo-Tinkoff) - 3’43”

Nenhum comentário: