sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Merckx o maior da história

Ele venceu tudo. Merckx foi sem duvida o maior nome da história do ciclismo.

Eddy Merckx foi, para dizer o mínimo, obsessivo. Seu confidente e soigneur, Guillaume Michiels disse: “Ele tinha essa energia. Nunca conseguia ficar sentado. Sempre estava ocupado fazendo alguma coisa e quase sempre de alguma forma ligado à bicicleta. Observei-o durante anos em centenas de hotéis diferentes. Sua vida consistia em acordar, tomar banho, comer e, se não tinha outros compromissos, ocupar-se com algo relacionado ao seu trabalho. Se a qualquer momento não havia mais nada a fazer, ele concentrava-se na sua bicicleta. Pura obsessão”.

A sua esposa Claudine acrescentou: “Eddy sempre foi e é obcecado por bicicletas. Eu vi ele sair da cama no meio da noite em mais de uma ocasião e ir para a garagem mudar alguma coisa no seu guidão ou selim. Mesmo durante as férias ele começava a conversar comigo sobre sua posição na bicicleta”.
 
Eddy sempre tinha cerca de 500 pneus tubulares e 100 rodas na sua casa; manteve 35 bicicletas na sua garagem, 15 delas sempre prontas para rodar. “Lembro-me uma vez que partimos para o Giro d’Italia com 17 bicicletas diferentes. Ele tentou tudo e nunca ficou completamente satisfeito com uma solução em particular”, disse Michiels.
 
Eddy admite: “É verdade, mantive centenas de pneus no porão de casa por meses a fio. Perguntaram-me em 1971 se era verdade que eu sabia quantas peças faziam parte de uma bicicleta. Eu não sabia e devia estar louco: descobri que uma bicicleta era composta por cerca de 1.125 peças diferentes.

Nenhum comentário: