domingo, 15 de setembro de 2013

Horner resiste aos ataques e é campeão

 
Horner supera favoritos e conquista Vuelta aos 41 anos.
 
 
No decisivo dia da Vuelta a España, o camisa vermelha Chris Horner mostrou mais uma vez que é o melhor escalador da competição. Em mais um ataque que deixou seus concorrentes para trás, o norte-americano foi segundo colocado após a subida do Angliru, mítica montanha da competição espanhola. Com isso o ciclista da RadioShack de 41 anos será coroado campeão da Vuelta neste domingo, em Madri.

O vencedor da 20ª etapa e penúltima etapa foi o francês Kenny Elissonde, último de uma fuga de 32 ciclistas a restar. Esta foi a primeira vitória do atleta de 22 anos em uma Grande Volta e a segunda da FDJ na Vuelta.

Como esperado todas as atenções estavam voltadas para o duelo Nibali e Horner. Após liderar a Vulta em 12 etapas e perder a camisa vermelha na 19ª etapa, Nibali precisava tirar três segundos de diferença para ainda sonhar com o bicampeonato.

E assim que os ciclistas chegaram ao Angliru, Nibali mostrou que não seria fácil lhe tirar a vitória. Foram nada menos do quatro ataques do italiano, que chegou a abrir nove segundos de vantagem para Horner. Mas o norte-americano parecia sempre manter o controle, respondendo à altura.

O último dos ataque de Nibali foi no setor mais inclinado do Angliru (23%). Vendo que Horner mais uma vez respondeu, o italiano cedeu espaço ao norte-americano, que com 1,7 km partiu atrás de Elissonde ao meio da neblina que tomava conta do Angliru.

Horner cruzou em segundo, 26s após o francês. Valverde foi o terceiro e Nibali o quarto 18s depois. Com o bônus conquistado, Horner termina a Vuelta 37s à frente do segundo colocado.
Este será o primeiro título de Horner em um Grande Volta. Antes disso, seu melhor resultado havia sido um nono lugar no Tour de France em 2010.

Nenhum comentário: