quarta-feira, 3 de março de 2010

Anne Gripper deixa liderança do programa antidopagem da UCI

A australiana Anne Gripper deixa o cargo de máxima responsável da União Ciclista Internacional (UCI) na luta contra a dopagem. No cargo desde Outubro de 2006, Gripper regressa ao país de origem, motivada por razões pessoais. Será substituída por outra mulher, a italiana Francesca Rossi.

“O trabalho realizado nos últimos anos, designadamente com o ‘Passaporte Biológico’, constitui uma base que me deixa muito optimista para o futuro do ciclismo e, de modo mais geral, do desporto. Hoje, uma mudança na cultura fundamental está ocorrendo dentro das equipas, que jogam um papel importante neste domínio, tal como os corredores”, afirma a australiana, em jeito de despedida.

“A elevada qualidade do trabalho da senhora Gripper contribuiu claramente para a criação do passaporte biológico, que podemos considerar como o avanço mais significativo na luta contra a dopagem nos últimos 20 anos”, argumenta o presidente da UCI, Pat McQuaid, que frisa a vontade de continuar a ter a colaboração da profissional que agora cessa funções.

A substituta, Francesca Rossi, tem experiência de trabalho no Laboratório Antidopagem de Roma e na Federação Intermacional de Atletismo (IAAF).

Nenhum comentário: