terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os benefícios do ciclismo



O ciclismo é uma das melhores atividades físicas para se fazer, ela pode ser praticada por pessoas em qualquer nível de condicionamento, idade e sexo. Ela traz grandes benefícios aos seus praticantes e apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, como joelho e coluna se comparada a corrida ou caminhada.

O ciclismo trabalha grupos musculares superiores e inferiores os principais são: quadríceps, glúteos, abdômen, panturilha e lombar. Em apenas 30 minutos de pedalada diárias podem aumentar significativamente a capacidade aeróbica e também um acréscimo do metabolismo de gordura do corpo. O ciclismo melhora ainda o condicionamento físico do sistema cardíaco, respiratório e vascular, aumenta a resistência muscular nas pernas, elimina gorduras localizadas e reduz  estresses.

É importante saber dosar essa atividade, o iniciante deve começar de 04 a 05 vezes por semana, com a duração de 30 minutos a 1 hora, aumentando de forma gradual o tempo do exercício. O excesso de treinos e percursos muito duros logo no inicio pode acabar gerando lesões ou desamino ao atleta.

A bicicleta também deve ser de acordo com o seu objetivo (road ou off road), deve se observar também o seu tamanho da bike, além de uma correta regulagem da altura do selim e guidon. É preciso ao praticante que use roupas adequadas e todos os equipamentos de segurança como capacete e luvas. Se você está iniciando nessa prática esportiva procure alguém que já possua alguma experiência e sempre ande com mais pessoas, no início é importante você apreender a andar em grupo.

Muito cuidado no trânsito, respeite o pedestre e todas as leis de trânsito.

Nenhum comentário: