quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Treinamento: Mude seus estímulos

Segunda descanso, terça e quinta treino de intensidade sem programação, quarta giro moderado, sexta descanso, sábado pelotão ou treino livre e domingo treino longo. Esse é o "treinamento" se é que pode se chamar assim, que a maioria executa. Se não for assim é parecido e segue a mesma rotina toda semana, todo mês e o ano todo.

Saiba que o mesmo treino também deixa sua performance na mesma. O principio da variabilidade, também denominado de principio da generalidade, encontra-se fundamentado na idéia do treinamento total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível do indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento (GOMES da Costa, 1996). Segundo Marcelo Gomes da Costa.

O que mais vemos hoje em dia são atletas executando sempre o mesmo treinamento. Nosso corpo é totalmente adaptável ao estresses que é submetido, assim, se não periodizar nosso treinamento é variá-lo, nossa performance também não irá mudar. 

"Quanto maior for a diversificação desses estímulos - é obvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade - maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performace ." (ibidem, 1996, p.357)

Texto: Ricardo Alcici

Nenhum comentário: