quinta-feira, 13 de maio de 2010

5 Etapa Giro: Jérome Pineau (Quick Step) vence.


O francês Jérome Pineau da equipe belga da Quick Step conseguiu a segunda vitória em cinco etapas disputadas no Giro da Itália ao bater os companheiros de fuga, Julien Fouchard (Cofidis) e Yukiya Arashiro (Bouygues Telecom) na chegada em Novi Ligure após 168 quilometros.

Pineau foi o mais rápido sobre o risco explorando ao máximo, nos metros finais, a roda de Arashiro, o primeiro dos três fugitivos a tentar a sua sorte à entrada do último quilometro quando o pelotão, sucessivamente liderado pelas equipes com sprinters Team SKY e a Lampre ameaçava neutralizar a fuga.

Na classificação geral do Giro da Itália, após a quinta etapa, não provocou mudança na camisa rosa, tendo Vincenzo Nibali (Liquigas) permanecido como líder da competição.

A vitória da fulga foi construida ainda na primeira hora de corrida quando Pineau (Quick Step), Fouchard (Cofidis), Voss (Milram) sairam do pelotão percorrendo cerca de 40 quilómetros ate e se juntarem a Arashiro (Bouygues). O tempo entre fugitivos e pelotão foi gradualmente aumentado graças à boa colaboração dos aventureiros que, obedeciam a objetivos diferenciados dado que Voss, portador da camisa da montanha, interessava-lhe, antes de mais, somar pontos nesta classificação. O esforço do corredor germânico resultou ele ter ganho as duas contagens do dia, no entanto, as forças do homem da Milram se acabou perante os companheiros de fuga a 25 quilometros da chegada.

Garmin-Transitions, Lampre e HTC-Columbia foram, nesta fase, as equipes mais ativas diminuindo o tempo da fulga, na entrada dos últimos cinco quilometros que ja não passava de 30 segundos essa diferença. Quando entrou no último quilometro Arashiro queimou suas forças com um ataque, bastando a Pineau o sangue frio que daria à sua equipe a segunda vitória na prova italiana.

Classificação 5ª etapa: Novara – Novi Ligure 162km

Média de 43,211 km/h

1 Jerome Pineau (Fra) Quick Step 3:45:59
2 Julien Fouchard (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne
3 Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
4 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions 0:00:04
5 Gregory Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team
6 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
7 Graeme Brown (Aus) Rabobank
8 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
9 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank
10 William Bonnet (Fra) Bbox Bouygues Telecom

Classificação Geral individual

1 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 14:30:03
2 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:13
3 Valerio Agnoli (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:20
4 Matthew Goss (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:26
5 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
6 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana 0:00:33
7 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:00:39
8 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank 0:00:45
9 David Millar (GBr) Garmin – Transitions
10 Paolo Tiralongo (Ita) Astana 0:00:59

Nenhum comentário: