
O britânico Bradley Wiggins (Team Sky) venceu a primeira etapa do Giro da Itália, um contra-relógio de 8,4 quilómetros, disputado em Amesterdã, Holanda, graças a um registo de 10m18s. O triunfo valeu a Wiggins a subida ao pódio como comandante da prova, tendo a dois segundos de Brent Bokkwalter e, a mesma diferença, o australiano Cadel Evans, dois corredores da BMC.
O percurso totalmente plano revelou-se muito técnico e perigoso, a pista estava molhada e os corredores foram confrontados com algumas curvas complicadas. Apesar disso, os candidatos passaram ao perigo, tendo três deles conseguido bons tempos. Foi o caso de Wiggins e de Evans, mas também do cazaque Alexandre Vinokourov (Astana), quarto classificado, a cinco segundos do primeiro.
Outros homens a ter em conta para a disputa da camisa rosa tiveram prestações mais modestas, mas sem grandes perdas de tempo. Vincenzo Nibali (Liquigas-Doimo) cedeu 10 segundos para o vencedor, Stefano Garzelli (Acqua & Sapone) ficou a 20 segundos, menos um do que Michele Scarponi (Androni Giocattoli-Diquigiovanni). Ivan Basso (Liquigas-Doimo) perdeu 23 segundos e Carlos Sastre (Cervélo) 25 segundos.
Nos próximos dois dias, ainda em solo holandês, deverão ser os sprinters a brilhar, pois as etapas têm uma configuração ao seu jeito. Hoje os atletas vão percorrer 209 quilómetros, entre Amesterdã e Utrech. O neozelandês Gregory Henderson é candidato a suceder a Bradley Wiggins no comando, pois está apenas a cinco segundos da camisola rosa e é um corredor com capacidade para discutir etapas e amealhar bonificações.
CLASSIFICAÇÃO
1 Bradley Wiggins (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:10:18
2 Brent Bookwalter (USA) BMC Racing Team 0:00:02
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
4 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana 0:00:05
5 Greg Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team
6 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank
7 David Millar (GBr) Garmin – Transitions 0:00:06
8 Gustav Larsson (Swe) Team Saxo Bank 0:00:07
9 Jos Van Emden (Ned) Rabobank 0:00:09
10 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia
Nenhum comentário:
Postar um comentário