segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cassani: “Doping mecânico é real”



Por Leandro Bittar

Depois de mudar a história de um Tour de France, o ex-ciclista profissional italiano e hoje comentarista de TV, Davide Cassani volta a chamar atenção para outro caso de doping do ciclismo. Desta vez, em um vídeo publicado no youtube ele afirma ser verdade o doping tecnológico. Chega a dizer que testou uma bicicleta com motor embutido e que há alguns modelos no pelotão profissional.

Cassani afirmou que o modelo pesa cerca de 10 kg e conta com um motor dentro do tubo do selim e um botão que aciona o dispositivo no manete. Segundo o italiano, o barulho é muito suave e seria imperceptível dentro do pelotão.

Ao usar o equipamento, Cassani calcula que a máquina permite um aumento de até 50 watts na potência empregada pelo ciclista. No pelotão profissional, segundo Cassani, o uso do motor não é contínuo, e sim, em alguns momentos da prova.

No vídeo em que Cassani demonstra a bicicleta alterada, há também uma explicação do sistema mecânico e também uma perigosa especulação sobre o uso da bicicleta pelo suíço Fabian Cancellara durante suas impressionantes vitórias na Volta de Flandres e na Paris-Roubaix.

Em 2008, Cassani foi o responsável por tornar pública a mentira do dinamarquês Michael Rasmussen sobre seu paradeiro em um período antes do Tour de France daquele ano. Enquanto Rasmussen afirmava estar no México, ele foi visto por Cassani na Itália. Isso foi o suficiente para que o ciclista fosse afastado pela equipe daquela competição, da qual era líder e estava muito perto do título.

Ainda não está claro se a UCI vai se envolver neste caso e se há realmente provas do uso da bicicleta no pelotão principal. Porém, Cassani demonstra que a trapaça no ciclismo pode estar começando a fugir do controle.

Nenhum comentário: