sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ciclistas fazem hoje protesto contra carros

Hoje é dia de pegar a bicicleta e sair para a rua. É dia da bicicletada, manifestação que tem o objetivo de reivindicar espaço adequado para ciclistas nas ruas, divulgar o meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso desse veículo, e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

“Queremos popularizar esse meio de transporte, conscientizar os motoristas e reivindicar melhor planejamento para a ciclovia da cidade, por isso vamos para as ruas”, explicou Thiago Balbino, um dos colaboradores do projeto, que reunirá ciclistas na antiga Ponte da Passagem, em Vitória.

Para confirmar a posição dos manifestantes contra o automóvel, durante o evento serão distribuídas máscaras com uma alusão à Ayrton Senna. “Ele foi um ídolo brasileiro que morreu em um carro”, diz Balbino.

Mobilização
O movimento da bicicletada foi inspirado na Massa Crítica, um evento que começou em São Francisco, nos Estados Unidos, há 15 anos, e que hoje tem lugar em mais de 300 cidades do mundo.

Os ciclistas se encontram, esperam até que forme “a massa”, e saem pedalando, seguindo o fluxo do trânsito, sem roteiro definido. O percurso varia de acordo com o público. A iniciativa surgiu em 2008, mas vem ganhando mais adeptos a cada edição que acontece sempre na última sexta-feira do mês. (Frederico Goulart)

Em Vitória, são 35 quilômetros de ciclovias
A Prefeitura de Vitória informa que está executando a implantação de uma extensa malha viária para o tráfego seguro de ciclistas. Para isso, já construiu 35 quilômetros de ciclovias, de um total de 60 quilômetros de espaço projetado. Falta ainda concluir obras de drenagem e esgotamento sanitário na cidade para que o anel cicloviário seja concluído. O objetivo do projeto é interligar as redes existentes nos principais corredores viários de Vitória para que o transporte cicloviário seja feito em toda a cidade em uma espécie de anel.

Participe
Bicicletada de Vitória
Datas: realizada toda última sexta-feira de cada mês
Quando: Hoje
Horário:19h30
Local: antiga ponte da passagem, em Jardim da Penha
Saída: 20h
Evento: Para participar, o ciclista precisa comparecer ao ponto de encontro com uma bicicleta, em bom estado, com freios e câmbio em ordem; use um capacete; as roupas devem ser leves e claras para ficar mais visível no trânsito. Leve sempre água.
Página na Web: www.bicicletada.org/vitoria
Contato: (27) 9933-8191

Nenhum comentário: