sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alberto Contador otimista quanto a processo por doping

Alberto Contador optimista quanto a processo por doping

Fotografia © Robert Pratta-Reuters

Alberto Contador está satisfeito pelo início do processo disciplinar, por suspeita de doping com clembuterol na Volta à França, depois de um período de três meses em que decorreram as análises às amostras e uma investigação científica complementar ordenada pela União Ciclista Internacional (UCI).

"Estou contente por o caso ter chegado à Federação porque significa que já podemos avançar", afirma o ciclista vencedor do Tour 2010 num comunicado, referindo-se ao facto de a UCI ter ordenado nesta segunda-feira à RFEC (Real Federação Espanhola de Ciclismo) que inicie os procedimentos disciplinares. "A equipa jurídica de Alberto Contador, após ter recebido e estudado a notificação enviada pela UCI e pela RFEC, mantém o optimismo e a confiança na resolução do caso, pois a transferência do processo era a notícia que se esperava para continuar a avançar e preparar as alegações", indica a mesma nota.

Este otimismo da equipe de advogados, que conta com um jurista suíço (Rocco Taminelli defendeu o italiano Franco Pellizotti, ilibado numa acusação que se baseava nas irregularidades do seu passaporte biológico), é visível no comunicado, no qual se diz que "o dossier elaborado pela UCI e pela Agência Mundial Antidopagem [AMA] se centra na hipótese de uma contaminação alimentar, tal como esperava a defesa de Contador".

"Desta forma, (...) a contaminação alimentar continua a ser a única explicação razoável do ponto de vista científico para justificar a presença da ínfima quantidade de clembuterol no organismo do corredor durante o passado Tour", vinca a nota da defesa do ciclista, adiantando que "nas últimas semanas" trabalhou com "distintos especialistas internacionais" na "preparação de relatórios científicos" para entregar ao Comité de Competição da RFEC, que é o órgão que vai julgar o caso em primeira instância.

O processo deverá demorar pelo menos dois meses, podendo ir até três, segundo explicou ao diário desportivo AS o presidente da federação, Juan Carlos Castaño, pois, apesar de os regulamentos da UCI darem apenas um mês para este tipo de procedimentos, é a legislação espanhola que terá de ser seguida e esta dá um prazo mais alargado para apresentação dos argumentos da defesa e acusação, julgamento e posterior decisão. Os advogados do atleta querem que tudo esteja resolvido antes do início da época de 2011. Mas o caso poderá demorar mais tempo e chegar ao Tribunal Arbitral do Desporto se alguma das partes recorrer.

Contaminação ou transfusão sanguínea?

Contador foi submetido a vários controlos antidoping durante o Tour. Nas amostras colhidas a 21 de Julho, segundo dia de descanso da prova, antes da difícil etapa que incluía subida ao pico do Tourmalet, foi detectado clembuterol. Os valores muito baixos (0,05 nanogramas por mililitro de urina, abaixo dos 2ng, mínimo a que um laboratório está obrigado a conseguir detectar) levaram a UCI a abrir uma investigação científica complementar, com o apoio da AMA.

Já esta semana, a UCI anunciou que ordenara à RFEC a abertura de um processo a Contador. O ciclista, vencedor do Tour em 2007, 2008 e 2010, argumenta que o clembuterol resulta de contaminação alimentar através de carne de vaca que teria sido ilegalmente injectada com esta substância, pelo produtor, para aumentar de peso mais depressa.

Mas há indícios de que o clembuterol teve origem numa transfusão a que Contador se terá submetido com sangue que fora colhido ao ciclista num período de treino em que este terá usado aquele dopante. Recentemente, o The New York Times e o L'Équipe noticiaram que em amostras de sangue do espanhol foram detectados valores elevados de químicos usados no fabrico de bolsas para administrações intravenosas.

Nenhum comentário: