quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Histórias do Ciclismo 2: A história da VELHA

Em todos os lugares por onde andamos é comum as estradas ou morros terem nomes, cada subida ou trecho por algum motivo tem um nome específico. Muitos de nós passamos por esses lugares, sabemos ate o nome do local mais desconhecemos a origem e os motivos que levaram ter esse nome.

Hoje vamos falar do morro chamado VELHA, ele tem uma distância de 1.100 metros e uma inclinação média de 8%. Quando você volta de Santa Leopoldina, faltando pouco mais de 3 quilômetros para chegar na pracinha de Cariacica você terá que subir esse morro, que já deixou muito ciclista estirado no chão com caimbra e com dor. A VELHA já fez muitas vítimas.

Esse nome surgiu a muito tempo atrás, no ano de 1979, quando voltava de um pedal de Santa Leopoldina os ciclistas Tarcisio (Zinho), Jefferson (Velho) e Joélcio (Grande). Jefferson nos relatou a verdadeira razão desse nome, segue a história.

Já era tarde e o Grande e o Velho estavam subindo juntos, porém o ciclista Grande vinha sofrendo para conseguir escalar o morro. Grande já bem cansado fazia zigue zague de um lado a outro, o sol e o calor era uma dificuldade a mais. No meio da subida uma velinha andava de mãos dadas com um menino, quando Grande chegou ao lado da velha ele falou:

"Minha senhora, não leva a mal não, mas quem ta preso tem que sair". Nesse instante Grande soltou um peido, com um barulho estrondoso. A velha desceu o resto do morro correndo, e falando: "Ai meu Deus ele não respeita nem uma velha."

Desse dia em diante todos que passavam por ali lembravam dessa história e passou então o morro a se chamar VELHA, em homenagem aquela pobre senhora que teve que ouvir o peido do Grande.


Nenhum comentário: