terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mundial de Ciclismo 2011 - Kobenhavn

Será a 4a. vez que o Mundial será disputado em Kobenhavn (a última foi em 1949) e a 5a. na Dinamarca (o último foi em 1956 em Ballerup). Foi na Dinamarca que Rik Van Steenbergen conseguiu dois de seus três títulos.

Kobenhavn é a capital do país, cujo ponto mais alto está a 170 metros de altitude e de onde podemos concluir que a altimetria não será a grande dificuldade.

A prova consistirá de 272Km com saída defronte a prefeitura da cidade e faz um percurso de 28Km cuja maior dificuldade será provavelmente a brisa que vem do Mar Báltico. Após esse pequeno percurso a prova entra no circuito de 14Km que será percorrido 18 vezes, com um desnível acumulado de 105 metros por volta.

Sem uma grande tradição, presume-se que a maior dificuldade será apresentada pelas curvas fechadas e ruas estreitas na primeira metade de cada volta.

Os maiores desníveis da prova são representados por 800 metros a 3% no Km 1,5 e 500 metros a 6% no Km 3,2. Segue-se um longo trecho plano até os 500 metros finais, com um desnível de 350 metros a 4%, o que, após a prova de Melbourne, me fazem apostar por uma chegada em sprint.

Segundo Paolo Bettini e José Luís De Santos, treinadores da Itália a Espanha, o circuito ficaria no meio termo entre Zolder e Madrid, Mundiais vencidos por Cipollini e Boonen, respectivamente.

Já o contrarrelógio será disputado num circuito de 23,2Km em duas voltas, praticamente sem desnível e com poucas curvas complicadas, propício para força bruta do início ao fim cuja única possível dificuldade será novamente uma coisa que não podemos enxergar.

http://www.copenhagen2011.dk/

Kobenhavn = Copenhague


Nenhum comentário: