quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Triatletas brasileiros são flagrados no doping



Pelotão na prova de Huatalco - Foto: Triathlon.org
A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) divulgou nesta terça-feira, 21 de dezembro, que dois triatletas foram flagrados por uso de substâncias proibidas na etapa de Huatalco da Copa do Mundo da ITU, disputada no último mês de outubro, no México.

Raphael Menezes dos Santos, que terminou em 37º na prova, foi flagrado pelo uso de clembuterol – mesma substância encontrada em Alberto Contador durante o Tour de France deste ano –, enquanto o teste de Henrique Siqueira de Oliveira, que não terminou a competição, apontou o uso de EPO.

A nota enviada pela CBTri revelou que os dois estão suspensos preventivamente há quase dois meses – Raphael desde o dia 29 de outubro e Henrique a partir de 4 de novembro –, mas só agora os casos vieram a tona.

De acordo com a assessoria de imprensa da CBTri, ainda não há mais informações sobre o caso, como tempo de punição e também se cabe recurso aos atletas, mas alertou que a entidade deverá enviar mais detalhes em breve.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

Resultado Analítico Adverso
A Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri, comunica que o Atleta Raphael Menezes dos Santos teve resultado analítico adverso para a substância clembuterol em controle realizado no dia 08 de outubro de 2010, na 2010 Huatulco ITU World Cup, estando suspenso preventivamente desde a data de sua notificação em 29 outubro de 2010. A CBTri informa ainda que, por se tratar resultado adverso em controle realizado por entidade internacional, a International Triathlon Union – ITU é quem terá atribuição para gerir o caso até decisão final.

A Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri, comunica que o Atleta Henrique Siqueira de Oliveira teve resultado analítico adverso para a substância EPO em controle realizado no dia 08 de outubro de 2010, na 2010 Huatulco ITU World Cup, estando suspenso preventivamente desde a data de sua notificação em 4 de novembro de 2010. A CBTri informa ainda que, por se tratar resultado adverso em controle realizado por entidade internacional, a International Triathlon Union – ITU é quem terá atribuição para gerir o caso até decisão final.

Nenhum comentário: