quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Acidente treino Rodovia ES 010, veja dicas de como andar no pelotão.

Ontem ocorreu um acidente no treino aqui em Vitória. Porém todos os envolvidos se encontram bem e em breve poderão estar de volta. Hoje conversando com o Velho (que também se acidentou) ele me relatou como tudo aconteceu, então quero aproveitar esse momento para colocar minha opinião, para que acidentes assim sejam coisas raras no nosso meio.

Num pelotão existe ciclistas de todos os níveis e com experiências diferentes, meu conselho a todos é que os ciclistas mais experientes precisam ensinar os mais novos como se portarem em um pelotão, e aqueles que estão iniciando e tem menos experiência ou não possuem muita prática de andar no pelotão devem ser corrigidos com educação, mas é essencial que todos possam acatar e fazer o certo, pois quando treinamos juntos somos todos responsáveis pela segurança do outro. Um grande abraço e melhoras a todos.

Algumas dicas de como andar em um pelotão com segurança:

1- Nunca use fone de ouvido, pois estar ouvindo musica ou qualquer coisa tira a atenção e pode causar acidentes.

2- Procure andar sempre com um grupo que tem a mesma capacidade física que você, pois andar acima do seu limite pode fazer que você perca a capacidade de pensar e se portar de forma adequada

3- Sempre ande em linha reta.

4- Nunca use o freio, pois quem está atrás de você não irá conseguir parar.

5- Nunca olhe para trás.

6- Sem quiser comer alguma coisa ou ate mesmo beber água vá para o lado do pelotão ou para o final dele.

7- Sempre sinalize com as mãos obstáculos como buracos, sinais e ate mesmo outras bicicletas ou pessoas vindo no sentido oposto.

8- Sempre oriente quem esta iniciando no esporte ou que tem menos experiência. Faça isso com educação e gentileza, falar de forma grosseira não traz ensino, mas afasta a compreensão da pessoa. Lembre-se que um dia você também não sabia muita coisa.

9- Ouça a opinião de quem tem mais experiência que você.

10- Tenha consciência que o treino é para você melhorar sua condição física e não para deixar o outro para trás, quer deixar alguém para trás faça isso na corrida.

A segurança dos que andam com você e sua responsabilidade.

CUIDADO e bons pedais.

Nenhum comentário: