sábado, 12 de outubro de 2013

UCI propõe mudanças no World Tour

Competições de etapas seria reduzidas a cinco ou seis dias - Foto: Graham Watson            


A UCI apresentou, em seu boletim esportivo e técnico mensal, seu plano para reformular o World Tour. Entre as principais propostas está a diminuição do número de equipes na primeira divisão e na redução do calendário. 
 
A reforma será apresentada para o Comitê da UCI e para o Conselho Profissional de Ciclistas em janeiro de 2014. Se aprovada, as primeiras mudanças começarão a vigorar em 2015 com a previsão da total adequação para até 2020.
 
As propostas
Na nova proposta, a divisão que existe atualmente (Equipes Pro Tour, Equipes Pro Continental e Equipes Continental) sairia para dar lugar a duas divisões que estariam acima das equipes Pro Continental e Continental.
 
Na 1ª divisão haveriam 16 equipes e 120 dias de disputas (em 2013 foram 19 equipes e 154 dias de disputas). Na 2ª divisão, oito equipes e 50 dias de disputas. Na 3ª divisão ficariam as demais equipes que participariam das competições continentais (Europa, América, África, Oceania e Ásia Tour). Além disso, os resultados das três divisões seriam consolidados em um único ranking que seriviria de base para o ranking dos países.
 
Já o calendário seria comprimido entre fevereiro e outubro com competições em todas os finais de semana (em especial nos domingos) e sem conflito de datas entre as duas primeiras divisões. Além disso as competições por etapas seriam reduzidas a cinco ou seis dias. Não há menção sobre as grandes voltas.

Nenhum comentário: