quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Henrique Avancini ensina a evitar quedas e colisões

Foto: Divulgação



 Nem mesmo atletas da elite mundial do MTB estão imunes a quedas ou batidas. Em abril desde ano, a norte-americana Rebecca Rusch – seis vezes campeã mundial de MTB – caiu e deslocou um dedo da mão durante a famosa Kokopeli Trail, que vai de Moab (Utah) até Fruita (Colorado), nos EUA. Mesmo com o dedo machucado, Rebecca conseguiu terminar o percurso de 220 km em 13h32min, superando o recorde feminino da prova. Mas o fato é que com o pelotão em alta velocidade, qualquer erro ou descuido pode ser fatal.

A causa de uma queda ou colisão varia e pode resultar da qualidade do equipamento, do terreno, do clima, do comportamento dos demais competidores etc. O atleta precisa estar alerta, mantendo concentração e foco no nível máximo. O campeão Henrique Avancini dá as dicas para consegui-lo.

Largada

O momento mais caótico em uma prova de MTB, seja uma maratona ou um XCO (Cross Country Olímpico), é geralmente a largada. O ideal é manter os cotovelos ligeiramente mais fechados e os braços flexionados nessa hora. Caso ocorra contato com outro competidor, toque com o ombro primeiro e depois abra um pouco os braços. Isso ajudará a manter a estabilidade e evitar um tombo. Lembre-se de sempre manter os punhos firmes.

Foco

Mantenha o foco da sua visão dentro do seu campo de reação. Não olhe muito adiante, porque você se distrairá do que está à sua volta, e evite ao máximo olhar para baixo, mesmo durante as subidas. Caso precise olhar para trás por algum motivo, certifique-se de dar, antes, uma distância adequada em relação ao competidor à sua frente.

Pelotão

Pelotões em provas de MTB são muito perigosos. O grupo não se movimenta de maneira uniforme devido aos desníveis das estradas e trilhas. Procure sempre as bordas do pelotão quando for se alimentar ou hidratar – laterais ou dianteira do grupo. Assim, se ocorrer um movimento ou frenagem bruscos, você terá espaço e tempo para evitar a colisão. Durante os treinos, quando estiver mais relaxado, pratique colocar e retirar o manguito, bem como pegar e colocar coisas nos bolsos para que fique o mais natural possível.

Pedestres e animais

Principalmente em competições de maratona é comum cruzar com pedestres ou animais no caminho. Esteja sempre alerta e quando avistar algum tente alertá-lo dando um grito – eles podem não perceber sua presença. Lembre-se de que geralmente motoristas dentro do carro não escutam. Cachorros podem avançar e galinhas são imprevisíveis (e mais perigosas do que se possa imaginar). As vacas geralmente não se movem ou o fazem lentamente. Ao alertar uma pessoa, procure ser educado. Sempre vale a pena um “obrigado”.
 

Por Viviane Favery
Matéria publicada na revista VO2 Bike 96, setembro/13

Nenhum comentário: