terça-feira, 19 de julho de 2011

16 Etapa. O dia do Contador

Thor vence a etapa mais a emoção do dia ficou por conta do pistoleiro espanhol Alberto Contador.

No início da única subida do dia, Ignatiev saltou do grupo. O russo foi perseguido por Devenyns e Perez Lezaun, enquanto o restante da fuga começou a se quebrar com a inclinação média de 5%. No grupo camisa amarela, os ataques não estavam previstos, mas a tônica mudou com Alberto Contador (Saxo Bank).

Com uma desvantagem de 4 minutos em relação a Thomas Voeckler (Europcar) e necessitando tirar tempo diante dos seus principais rivais, Contador lançou um ataque que esfacelou o pelotão. Foram três acelerações do espanhol. Na última deles, apenas Cadel Evans (BMC) e Samuel Sanchez (Euskaltel) acompanharam o “Pistoleiro.”

Voeckler, Ivan Basso (Liquigas), Andy e Frank Schleck (Leopard) seguiram trabalhando no grupo secundário, mas o ritmo alucinante do trio não abriu lacunas para a reaproximação.

Com menos de 10 km para a meta, Ryder Hesjedal (Garmin-Cervélo) atacou na fuga, levando em sua roda o companheiro Thor Hushovd e Boasson Hagen (Sky). Os demais escapados perderam contato com o grupeto; apenas Tony Martin (HTC) se manteve na perseguição mas já era tarde.

Depois de uma sequência de descidas, Hushovd saltou no sprint final e bateu Hagen, com Hesjedal em terceiro. Martin foi o quarto colocado. Entre os favoritos, Contador, Evans e Sanchez terminaram com mais de um minuto de vantagem sobre Andy Schleck. Já Voeckler e Frank Schleck terminaram a cerca de 20s do trio e ainda permanecem com uma boa vantagem diante dos adversários.

Nenhum comentário: