segunda-feira, 18 de julho de 2011

Letape du Tour - Issoire a Saint Flour


As condições climáticas fizeram que a 2 etapa do Letape du Tour registrasse a maior desistência de toda a história da competição.

A previsão do tempo mostrava que no dia da corrida teriamos chuva mas que a temperatura ficaria na casa dos 11 a 15 graus, nada demais para um dia de corrida.

No dia da largada nenhuma surpresa a temperatura era de 15 graus e chovia pouco. Porém quando chegou aos 42 km de prova uma forte ventania, chuva intensa e o frio exagerado pegou todos de surpresa. A temperatura registrava 4 graus. A sensação térmica devido a chuva e o vento chegou a -10 graus. O primeiro pelotão chegou a pegar um trecho com chuva de granizo.

Na primeira parada aos 70 km mais parecia um campo de batalha. Só na primeira parada mais de 2000 ciclistas desistiram da prova. O maior problema foi hiportemia, os ciclistas ficavam se tremendo e em busca de abrigo. Outros tentavam voltar pela estrada para a linha de largada, outros entravam dentro nas casas, bares, garagem e até em celeiros para se abrigarem e fugir da forte chuva que caia.

Os organizadores não contava com esse problema e diversas ambulâncias e ônibus da região vieram prestar apoio, dos 7.500 inscritos apenas 1.982 ciclistas conseguiram concluir a prova. No fim a direção de prova encerrou a competição não deixando os competidores seguirem na prova evitando problemas maiores.

A maioria dos corredores brasileiros não conseguiram concluir a prova, segundo o ciclista Celso Anderson (o mais antigo corredor do Letape do Tour) as condições climáticas eram "surreal".

Nenhum comentário: