segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alexander Vinokourov é ouro em Londres


Nem Cavendish nem Greipel, deu Vinokourov!
Num final de prova muito emocionante o ciclista cazaco Alexandre Vinokourov de 38 anos sagrou-se campeão olímpico na manhã de hoje. Vino estava numa fuga com mais 29 ciclistas que se formou após a única subida do percurso (que foi subida 9 vezes), na parte do circuito de 15 kms. 

Vino acreditou no ataque do ciclista colombiano Rigoberto Uran a menos de 5 kms do final, ambos trocaram roda e ao final o ciclista cazaco, bem mais experiente faturou a chegada. Talvez este seja o ponto mais alto de uma carreira de 14 anos como ciclista. A cara de Vino evidenciava que nem mesmo ele estava acreditando no acontecido.

A notícia ruim ficou por conta de Fabian Cancellara, que estava puxando a fuga e era o favorito absoluto do grupo da frente, mas o ciclista suíço errou a tangente de uma curva, perdeu o controle da bici e bateu de frente com o alambrado. Cancellara foi obrigado a abandonar a disputa pela medalha com fortes dores na clavícula, mas não abandonou a prova. Espero que o acidente não o prejudique no contra relógio de quarta feira.

Talvez o excesso de confiança no super time inglês tenha deixado os ciclistas do pelotão perseguidor muito à vontade e quando eles acordaram já era tarde, 57 segundos era a vantagem do grupo da frente composto por vários ciclistas de expressão como Cancellara, Gilbert, Chavanel, Lars Boom, Kreuziger, Valverde, Sanchez, Rui Costa, Fulgsang e outros.

Ao final, Vino se aproveitou da inexperiência de Uran que ficou olhando para trás, atacou pelo lado contrário e ficou com o ouro. O colombiano Rigoberto Uran conquistou a medalha de prata, digo isso porque ele abriu a fuga e buscou o resultado, mas dificilmente bateria Vino numa chegada como esta. Já o bronze ficou por conta do norueguês Alexander Kristoff  que bateu a chegada do pelotão para desespero de Taylor Phinney dos EUA que ficou a uma posição de conquistar uma medalha olímpica, para mim, isso é mais sofrido do que chegar em último, ele quaaaaase conquistou uma medalha olímpica!


1 Alexandre Vinokourov (Kazakhstan)
2 Rigoberto Uran (Colombia)
3 Alexander Kristoff (Norway) at 00:08
4 Taylor Phinney (USA)
5 Sergey Lagutin (Uzbekistan)
6 Stuart O’Grady (Australia)
7 Jurgen Roelandts (Belgium)
8 Gregory Rast (Switzerland)
9 Luca Paolini (Italy)
10 Jack Bauer (New Zealand)
11 Lars Boom (Netherlands)
12 Jakob Fuglsang (Denmark)
13 Rui Costa (Portugal)
14 Luis Leon Sanchez (Spain)
15 Roman Kreuziger (Czech Republic)
16 Sergio Henao (Colombia)
17 Andriy Grivko (Ukraine)
18 Alejandro Valverde (Spain)
19 Philippe Gilbert (Belgium)
20 Sylvain Chavanel (France)



Video em homenagem ao novo campeão olimpico:


Nenhum comentário: