terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dicas de saúde para o verão

Com a chegada do verão, os atletas têm de ficar mais atentos ao sol, a temperatura e a hidratação. As condições  ambientais influenciam diretamente as provas de ciclismo e triathlon. Há um desgaste físico intenso para manter a performance e a temperatura corpórea.

Os principas problemas relacionadas ao calor são a hipertermia, a desitratação, hiponatremia (baixa concentração do sódio no sangue), as cãibras e a síncope. Todos esses problemas estão relacionados a doença do calor, que pode ser dividida em cincos tipos.

  • Edema (inchaço) - geralmente nos membros inferiores.
  • Cãibras - dores musculares.
  • Exaustão - fadiga, incapacidade de continuar o exercício, náuseas, vômito, dor de cabeça, hipotensão, hipertemia e confusão mental.
  • Síncope - perda da consciência.
  • Parada cardíaca.

Aclimatação
Aclimatação é a capacidade do organismo de se adaptar aos extremos de temperatura, e o bom funcionamento do corpo depende da manutenção constante da temperatura corpórea (média 36,5 a 37 C). Se um atleta vai participar de uma competição em uma cidade muito quente, é recomendado a ele que chegue ao local da competição dias antes para submeter-se as condições ambientais da prova. Assim, o corpo inicia uma adaptação fisiológica, melhorando o controle da temperatura. A mesma adaptação deve ser feita durante o verão. O ideal é se submeter as condições ambientais de forma gradativa e a aclimatação se completa entre sete e dez dias.

A frequência cardíaca aumenta quando os exercícios são praticadas em ambientes muito quentes e úmidos, e ela pode aumentar de 15 a 20 batimentos por minutos em indivíduos que não estão aclimatizados. O calor estimula a perda de líquidos pela transpiração, com o objetivo de manter a temperatura corpórea. A evaporação do suor provoca o esfriamento. Nos dias quentes e úmidos, durante o exercício, começa a transpiração, mas, com a umidade relativa do ar alta, a evaporação do suor fica comprometida, dificultando a perda do valor.

Hidratação
Para garantir a manutenção da performance durante uma prova, é importante a hidratação e a manutenção da glicemia e dos estoques de glicogênio. Sede não é um sensor confiável para os atletas, pois demostra certo grau de desidratação. Mantenha-se hidratado, e não espere a sede nem os sitomas da desitratação (boca seca, ligeira tontura, náuseas, cãibras, falta de força).

Estratégias de treinos:

Antes

  • 2 horas antes, tome 250 ml de água.
  • 1 hora antes, repita a quantidade
Durante 
  • Treinos com menos de 1 hora
Água: 200 ml a cada 20 minutos

  • Treinos longos
Água com carboidratos: 200 ml a cada 20 minutos

Fonte: Flávia Abdallah: Nutricionista do Sport Check-up Hcor.
 

Nenhum comentário: