segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ottavio Bottecchia


Ottavio Bottecchia mudou-se para a França em busca de vitórias e dinheiro no ciclismo. Conseguiu vencer 2 Tours.
Em 15 de junho de 1927 faleceu num hospital de Gemona, após 12 dias de tratamento, pois havia sido encontrado inconsiente à beira de uma estrada.
As autoridades e médicos disseram tratar-se de um acidente, coisa que a opinião pública não acreditou, pois a posição de seu corpo negava isso e a bicicleta estava a mais de 10 metros de distância. Todos suspeitaram de uma limpeza do regime de Mussolini, pois ele era abertamente contrário ao ditador e não negava suas idéias.
Porém, 20 anos mais tarde, quando o “Bottecchia afair” já estava esquecido, o proprietário do parreiral onde Bottecchia foi encontrado confessou antes de morrer: havia encontrado um sujeito comendo suas uvas e chegando por trás o agrediu violentamente no pescoço. Essa foi a versão contada pelo padre.
Na realidade, o motivo foi uma perereca. Ciúmes. Mulher.
Nascido em Treviso, no paese de San Martino Colle Umberto, Bottecchia trabalhou desde jovem no ramo de construção, originando seu apelido “Mason Frioul”. Aos 28 anos quando tornou-se ciclista profissional era semi-analfabeto.
A glória e o pouco dinheiro ganho no ciclismo (em especial no Tour), não trouxe a ele tanta satisfação quanto aprender a ler, no que foi encorajado pelo seu amigo Picci (companheiro de treinos e professor improvisado). Não à toa criou aversão ao fascismo, pois suas primeiras leituras eram exatamente publicações subversivas ao regime que se instalava.
Sua entrada para o ciclismo deu-se em consequência do destaque que obteve na 1a. Guerra, pois estava alistado no Pelotão (literalmente) de Bicicletas, sendo responsável pelo transporte de correspondências…. pedalando!
Correu profisisonalmente primeiro pela equipe francesa “Automoto-Hutchison”, dirigida por Henri Pelinsier que percebeu seu grande potencial ao assistir uma corrida amadora na Itália.
Excepcional resistência, coragem, sem fraquezas. Era perfeito na rodagem e melhor ainda na escalada.

Nenhum comentário: