segunda-feira, 1 de julho de 2013

Photo-finish define 3ª etapa do Tour


  
 
 
 
A equipe Orica GreenEdge conquistou, nesta segunda-feira (01), sua primeira vitória na história do Tour de France. O autor da façanha foi Simon Gerrans, que em um sprint disputadíssimo superou Peter Sagan (Cannondale). A diferença entre os ciclistas foi tão pequena que foi preciso o uso do photo finish. A terceira posição ficou com Jose Joaquim Rojas (Movistar).

Esta foi a segunda vitória de Gerrans no Tour de France, que também venceu uma etapa em 2008. A Orica GreenEdge, por sua vez, apaga um pouco do mico que causou na 1ª etapa, quando o ônibus da equipe empacou na linha de chegada, causando preocupação e correria por parte dos organizadores momentos antes dos ciclistas completarem a prova.

Jan Bakelants (RadioShack), manteve-se durante todo o trajeto no pelotão e segue líder da classificação geral.

Já Peter Sagan, que parecia o favorito à etapa de hoje, amargou uma nova segunda colocação. Ao menos assumiu a camisa verde (classificação por pontos) com 74 pontos contra 57 de Marcel Kittel (Argos-Shimano).

A etapa desta segunda-feira, terceira do Tour, foi mais uma vez disputada na Ilha de Córsega. Foram 145,5 km entre Ajaccio e Calvi. Quatro prêmios de montanha caracterizaram o percurso que teve cinco ciclistas na fuga: Lieuwe Westra (Vacansoleil), Simon Clarke (Orica GreenEdge), Sebastien Minard (Ag2r), Alexis Vuillermoz (Sojasun) e Cyril Gautier (Europcar), mantiveram-se na liderança durante boa parte da prova, disputando entre si os três primeiros prêmios da montanha.

Pierre Rolland (Europcar), líder entre os escaladores, atacou com 14,8 km para a meta e neutralizou Simon Clarke, último da fuga a resistir. O francês somou os cinco pontos da última escalada (de categoria dois) mantendo a camisa branca de bolinhas vermelhas por mais uma etapa.

Rolland liderava a parte final, mas logo foi alcançado por Chavanel (Omega Pharma), Nieve (Euskaltel) e Nordhaug (Belkin). O quarteto manteve-se na frente até os últimos quilômetros quando o pelotão os alcançou. BMC, Cannondale e Orica GreenEdge eram as equipes que melhor posicionaram seus ciclistas.

Mas o primeiro a atacar foi o ciclista da Argos-Shimano, Tom Dumoulin, nos últimos 300 metros. A Orica GreenEdge logo fez um movimento de ataque, com Daryl Impey embalando Simon Gerrans. Peter Sagan ainda tentou se aproveitar do vácuo dos adversários, mas não conseguiu superar Gerrans.

Após três dias na Ilha de Córsega, os ciclistas rumam para o continente. Nesta terça-feira, em Nice, será a vez do contrarrelógio por equipes, em percurso de 25 km.

Nenhum comentário: