quarta-feira, 15 de junho de 2011

Andy Schelck apoia presença de Contador no Tour

Berna, 12 jun (Lusa) -- O ciclista luxemburguês Andy Schleck (Leopard-Trek), segundo classificado na Volta a França 2010 atrás de Alberto Contador (Saxo Bank), congratulou-se hoje com a presença do espanhol na edição de 2011 do Tour, ao contrário do britânico Bradley Wiggins (Sky).

"Sinceramente, fico feliz. Quero derrotá-lo na estrada e é para isso que me estou a preparar", disse Schleck, que está a disputar a Volta à Suíça.

O ciclista da Saxo Bank reconhece "não é nenhuma surpresa" a participação de Contador, três vezes vencedor da "Grande Boucle".

"Sabíamos que depois da Volta à Itália (que o espanhol ganhou) estava a preparar o Tour. Se nenhuma autoridade o impede legalmente, significa que tem o direito a competir. O ano passado o nosso duelo foi muito emocionante e é isso que ficou como recordação", frisou.

Já Bradley Wiggins, que hoje venceu o critério Dauphiné, opôs-se à presença de Contador, que em 2010 acusou clembuterol no Tour, entretanto ilibado pela Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), mas cuja decisão final está a cargo do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que examinará o caso no início de agosto.

"A participação de um corredor que foi controlado positivo nunca é boa. Desde um ponto de vista egoísta, parece-me bem que participe, porque significa que a equipa Saxo Bank vai trabalhar para ele. Desportivamente, não é bom que um corredor que já foi controlado quatro vezes positivo continue na estrada", justificou.

E, em defesa de equipas como a sua, acrescentou: "Também é mau para equipas como a Sky, pois lutamos para ser limpos".

Wiggins referia-se aos quatro controlos praticados em dias seguidos a Contador, em que foram encontrados vestígios de clembuterol e que, em conjunto, foram considerados apenas um positivo, de acordo com o regulamento de doping.

Depois de absolvido pela RFEC, a União Ciclista Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidopagem (AMA) recorreram para o TAS.

Caso seja decretado culpado, Contador, que justificou o controlo adverso com uma contaminação alimentar, pode ser desposado das vitórias no Tour 2010 e no Giro 2011.

RBA.


Nenhum comentário: