quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tour do Rio é o passaporte para Londres


Depois de um grande sucesso na primeira edição, em 2010, o Tour do Rio anuncia suas primeiras informações sobre a edição deste ano com a responsabilidade de, praticamente, selar o destino da seleção brasileira de estrada para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Entre os dias 27 e 31 de julho a competição percorrerá cerca de 800 km pelas estradas fluminenses, visitando belas cidades como Búzios, Angra dos Reis e Nova Friburgo, na Serra do estado.

Com a participação de 10 equipes nacionais e 8 internacionais, o Tour do Rio será o último evento nacional válido pelo ranking UCI America Tour nesta temporada e pode definir o tamanho da equipe brasileira de estrada na próxima Olimpíada.

Após o título Pan-Americano de Gregory Panizo (DataRo/Foz do Iguaçu) o país já tem uma vaga garantida e pode somar até outros três atletas ao pelotão verde-amarelo. Hoje o país ocupa a terceira posição no ranking americano por nações, o que lhe renderia o número máximo de ciclistas classificados. Se cair para a quarta colocação, o Brasil terá apenas mais duas vagas.

A pressão sobre o Tour do Rio aumenta com o anúncio do cancelamento do Tour de SC e da Volta do Paraná, por falta de verbas. Assim, o Brasil que teria seis eventos válidos pelo ranking terá apenas 4: Volta de São Paulo, Giro do Interior (ambos já realizados) e a 9 de Julho e o Tour do Rio.

PREMIAÇÃO

Em 2010, a prova carioca surpreendeu pelo envolvimento da comunidade local e com os eventos paralelos que as cidades participantes desenvolveram. Outro grande mérito da competição foi a excelente premiação, que rendeu, por exemplo, ao campeão da prova, o italiano Tomas Alberio, cerca de R$50 mil.

Para este ano, o evento anuncia R$200 mil em premiação. Disparado o evento de maior premiação no ciclismo brasileiro.

Apostando na mesma receita do passado, durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre eles, a “Adeus Rodinhas”, clínica de bike para crianças que, esse ano, vai acontecer em todos os municípios que receberem a prova.

EQUIPES ESTRANGEIRAS

O nível técnico das equipes internacionais também surpreendeu. Apostando em esquadras jovens, o Tour do Rio contou com a presença de três ciclistas que foram contratados pela elite profissional europeia para este ano. Além de toda a equipe Team Type 1, que acendeu ao ranking profissional continental.

Com dois meses de antecedência, a organização divulgou os destaques estrangeiros para 2011. Entre eles está a Trevigiani, que dominou as principais classificações ano passado. Quem não está mais no time é o brasileiro Rafael Andriato, que migrou para a Petroli Firenze, mas também está confirmada para a prova. Tomas Alberio e Mateo Peluschi também não retornam ao país, pois agora competem pela GEOX-TMC.

Dos EUA, desta vez virá a equipe Jamis Sutter. Os espanhóis da MMR Bikes retornam tentando repetir a vitória de etapa do ano passado, quando venceram em Nova Friburgo. O representante chileno será a Tbanc-Skechers.

E enquanto confirma o nome de outras duas esquadras sul-americanas, a organização surpreende com o convite para a equipe África Rwanda, comandada pelo norte-americano Jonathan Boyer, primeiro ciclista dos EUA a competir o Tour de France. O projeto da equipe africana já foi notícia no mundo inteiro e promete ser uma sensação extra para o Tour

Um comentário:

phferroni disse...

Uma vergonha as etapas do PR e SC não acontecerem..."falta de verba" faça meu favor...Este é um comentário indignado de um amador que gosta, curte e aprecia o esporte. Realmente falta um compromisso das autoridades desse esporte CBC principalmente!!!

Abraço a todos!