segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corrida - Desafio Itaipava de Ciclismo

As chuvas de 12 de janeiro arrasaram várias localidades da serra fluminenese, e a região da Serra de Itaipava, em Petrópolis, também foi atingida. Na época, todos achávamos que o ciclismo fluminense seria extremamente prejudicado pela ocorrência, pois a destruição de trilhas e estradas importantes para o esporte foi muito extensa. Além de disso, os problemas estavam concentrados justamente nos grandes pólos do ciclismo da serra, como a própria região de Itaipava, Vale do Cuiabá, Teresópolis, Areal, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto.


Contrariando todas as previsões, o ciclismo não se abateu e seguiu adiante. Trilhas e estradas já estão ativas novamente, e grandes eventos já voltaram a ser realizados na região. O mais recente exemplo foi o sucesso do Desafio da Serra de itaipava, realizado no domingo, 19 de junho, onde mais de 160 ciclistas encararam 26km serra acima nas belíssimas montanhas que ligam Petrópois à Teresópolis.


Aumento de nível e curtição
Muitos ciclistas participam de provas de montanha com o único intuito de vencer a serra, no melhor espírito de superação. Este foi o caso no domingo, quando inúmeros atletas amadores curtiram o friozinho da manhã e o belo visual de um dia de sol aberto e clima ameno, típico do início de inverno nas nossas montanhas.

Um extenso pelotão largou do Parque de Exposições de Itaipava, colorindo a avenida principal com suas bikes e uniformes através de um trecho controlado inserido no início da prova para evitar problemas com o trânsito, até chegar ao falso-plano que antecede a longa subida.

Com a finalização deste trecho, alguns ciclistas já atingiam altas velocidades e tentavam lançar fugas, mas o verdadeiro desafio ainda estava por vir. Havia muita serra pela frente. Entre os capixabas o ciclista Alexandre Cardoso (Voight/Star Cycle) foi o melhor colocado, terminando a prova na 4 colocação da categoria Máster A.


Todos os capixabas completaram a prova. Marcelo Oliveira teve um pneu furado logo no início da subida, comprometendo sua corrida. Marcelo completou a prova graças a ajuda de sua equipe, chegando na frente do atual líder do ranking estadual do Rio de Janeiro Thiago Mota (São João da Barra).


Angelo Augusto que emprestou sua roda dianteira para Marcelo Oliveira poder completar a prova e continuar a brigar pelo ranking estadual carioca.



Este evento foi válido como 4ª etapa da Copa das Cidades, e teve a premiação elevada para R$ 20.000,00 na última hora. Também contou pontos para finalizar a seletiva da equipe que representará o Rio de Janeiro no Tour do Rio 2011. Ainda haverá mais uma etapa da Copa no dia da chegada da caravana do Tour, na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, o ranking já está definido, e esta última etapa não contará com a categoria "Elite".

O Desafio da Serra da Itaipava foi organizada pela Papaléguas, com promoção da Conexão Marketing e supervisão da FECIERJ.

Nenhum comentário: