quinta-feira, 5 de maio de 2011

Campeão do Tour de França, Alberto Contador acredita que as três semanas do Giro d'Italia, que começa neste sábado poderia fornecer o maior teste da sua condição. Contador retorna para o Giro pela primeira vez desde 2008, ano em que foi obrigado a pular o Tour de France e passou a garantir a vitória em ambos o Giro e o Tour da Espanha.

Nos últimos anos, o Giro tem crescido em estatura, ganhando aplausos quantas queixas por sua mistura inebriante de etapas planas e escaladas, algumas das quais tiveram lugar em estradas mais adequadas a quatro por quatro de bicicletas de 10.000 euros.

Enquanto Contador aguarda uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que poderia levar a uma proibição de longos doping após o teste positivo no ano passado para o clembuterol, é se concentrar no que ele acredita ser mais difícil o seu Grand Challenge Tour ainda.

"Em termos de percurso, eu tenho certeza (é o mais difícil)", disse Contador em um comunicado divulgado por sua equipe Saxobank quarta-feira.

Desta vez, ele teve a chance de reconhecer alguns dos principais subidas - uma abordagem diferente para 2008, quando ele foi chamado para equipe Astana no último minuto.

"Há algumas bastante grande (sobe). Em 2008, eu não sabia absolutamente nada sobre o Giro. Este ano, por outro lado, eu sei que os ciclistas que estão acontecendo, eu sei o caminho, e eu tenho sido capaz de fazer os preparativos feitos sob medida para o Giro.

"Eu acho que o percurso é muito mais difícil este ano do que a que eu corri em 2008, embora seja verdade que alguns ciclistas dizem que o percurso de 2008 foi muito difícil também. Mas eu ainda acho que este é mais difícil. "

As três principais etapas de escalada são nove etapas, 14 e 20.

O pelotão vai enfrentar o Monte Etna, na Sicília duas vezes no palco nove, enquanto o Zoncolan formidável - que tem uma inclinação média de 11,9 por cento e algumas seções em um pulmão-rebentando 22 por cento - é o destaque da etapa 14. A Etapa 20 é uma gritante 242 km de distância e inclui muitas subidas até o cume do finestre, com o final da corrida em Sestriere.

Contador não é esquecer a corrida de três experimentações do tempo. O Giro começa com uma experimentação do tempo da equipe de Turim, o estágio é uma subida de 16 km 12,7 e 21 é palco de uma corrida 32,8 km contra o relógio em estradas planas.

"Eles vão ser importantes, porque qualquer segundo que você pode ganhar será fundamental", acrescentou Contador. Aqui, ele servirá para criar algumas diferenças, mas não vai ser decisivo no final do Giro. A montanha tem alguns trechos muito difíceis, e o último CRI (contra relógio individual) é difícil porque as pernas de todo mundo será destruído no final da corrida."

Contador venceu a Volta a França em 2007, 2009 e 2010, mas aguarda decisão da CAS, previsto para sair em junho, na sequência de apelos pela União Ciclista Internacional (UCI) e da WADA (World Anti Doping Agency) contra uma decisão da federação espanhola para livrá-lo de todas as acusações após o teste positivo.

Nenhum comentário: