sábado, 7 de maio de 2011

Contador: "Monte Crostis é assustador"


Grossglockner, Monte Zoncolan e Gardeccia. Três nomes que vão dar que falar no Giro. Contador, Scarponi e Sastre sabem bem disso.

Muitos têm sido os ciclistas e equipas que ao longo das últimas semanas passaram pelos locais que vão marcar a Volta a Itália.

A cadeia montanhosa dos Dolomitas já vive em clima de pré-Giro, especialmente depois da visita de atletas como Tiago Machado e Alberto Contador. Português e espanhol estão de acordo num ponto: as etapas que aí se realizarem serão incrivelmente duras.

"Monte Crostis assusta" - CICLISMO

Na mente de todos parece estar o Monte Crostis, uma passagem inédita no Giro que Contador considera “assustador” e que está colocado na 14ª etapa. No total são 14 km a subir com uma inclinação médida de 10 por cento, embora com rampas de 18 por cento a partir da fase inicial: “Nunca vi nada parecido, vai-se para além do limite”.

Para o final está guardada uma secção de 2,5 km em terra, “o melhor será mudar de bicicletas no topo e usar uma de montanha. Temos que esperar que neve nesse dia para não termos que ir até lá cima. É um sítio lindo, mas para fazer um pic-nic”, brincou Contador que para o troço final teve que usar um andamento 34x32.

Mas não se pense que o vencedor do Giro em 2008 está apenas preocupado com a subida, já que a descida do Crostis é igualmente perigosa. A estrada estreita e as ravinas assustam só de ver, o que levou a organização a colocar redes protectoras na parte lateral.

ETAPAS 13, 14 E 15 DECISIVAS

Depois de passarem no Monte Crostis os ciclistas ainda terão pela frente na mesma etapa um final ao alto no Monte Zoncolan.

\"Monte Crostis assusta\" - CICLISMO

Para o dia seguinte está reservada nova etapa “rompepiernas”, ou não fosse uma das mais longas desta edição, e um final inclinado em Gardeccia/Val di Fassa.”Penso que devemos subir 6500 metros. Nunca na vida subi tanto. Além disso há o factor distância, 230 km, e o facto de fazermos isso a seguir à etapa do Zoncolan. Se alguém ainda estiver vivo depois do Crostis e do Zoncolan, o resto vai ser um passeio pelo parque”, antecipou Alberto Contador.

Quem olhar para o perfil da etapa 15 percebe que será um daqueles dias passados no sofá a ver espectáculo. É neste dia que será atribuído o prémio Cima Coppi ao ciclista que passar em primeiro lugar na passagem montanhosa mais alta do Giro 2011 - Passo Giau (2236m).

Nenhum comentário: