terça-feira, 24 de maio de 2011

Hamilton devolve medalha e acusa Lance de doping


Hamilton manteve a medalha em 2004 devido a um erro do laboratório antidoping


O norte-americano Tyler Hamilton lançou nova bomba no ciclismo ao admitir publicamente que usou doping ao longo da carreira, que esta era uma prática corrente na maioria do pelotão e que viu o seu compatriota Lance Armstrong, recordista de sete vitórias consecutivas na Volta à França, injectar eritropoietina (EPO). Depois das declarações polémicas, o ex-ciclista devolveu a medalha de ouro que conquistou no contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

"Confirmo que Tyler Hamilton entregou a sua medalha de ouro dos Jogos de Atenas à USADA [Agencia Antidoping dos EUA] e que ele continuará a trabalhar com o COI [Comité Olímpico Internacional] e com o USOC [Comité Olímpico dos EUA] no âmbito dos últimos desenvolvimentos do nosso inquérito", afirmou à AFP o presidente da USADA, Tyler Hamilton.


Este gesto e a confissão de Hamilton, ao programa 60 Minutos da CBS, poderão abrir caminho à anulação dos seus resultados e a uma alteração da classificação do contra-relógio de Atenas 2004, pois as infracções por dopagem só prescrevem ao fim de oito anos. O russo Viatcheslav Ekimov, que foi colega de Hamilton e Armstrong na US Postal, poderá vir a tornar-se no novo campeão. O norte-americano Bobby Julich poderá ser o novo vice-campeão e o australiano Michael Rogers medalha de bronze.


Isso mesmo confirmou o organismo máximo do desporto olímpico à AFP: "O COI tomou nota da confissão de Tyler Hamilton e irá estudar evidentemente as eventuais implicações que esta confissão poderá ter relativamente aos Jogos Olímpicos." Ou seja, poderá cumprir-se ao fim de sete anos, e por iniciativa do ciclista, aquilo que não foi possível fazer logo na altura dos Jogos Olímpicos. A Hamilton foi detectada uma transfusão com sangue, quando uma das suas amostras foi submetida a análises mais aprofundadas, mas, como os exames iniciais nada revelaram.

Nenhum comentário: